PALAVRA DO COACH MARCOS BRAUN
“O mundo empresarial vive momentos de intensa transformação, exigindo dos profissionais um investimento contínuo na expansão e renovação de suas competências de cunho técnico e relacional. As posições de liderança exigem a renovação de habilidades, atitudes e comportamentos que nem sempre são facilmente desenvolvidos e praticados. Assim, um dos maiores e mais centrais desafios organizacionais tem sido, ao longo da história, fazer com que as pessoas produzam mais e melhor e, para isto, é preciso descobrir o que causa real impacto nos resultados. Neste contexto surge o Coaching, como um processo dos mais úteis para o aumento da produtividade e performance na vida e nos negócios.”
OBJETIVO:
O programa BUSINESS COACHING é direcionado para Nível Estratégico da Empresa, objetivando a maximização do potencial de realização de cada Gestor, motivando-o a ter uma maior performance enquanto ser humano, capacitando-a para a Vida e a Carreira Executiva, bem como para novas responsabilidades em seu momento de vida atual. Assim, ocasionará um melhor aproveitamento de suas potencialidades, aumento da confiança na tomada de decisões e melhorias na qualidade de vida e do trabalho.
O QUE É COACHING:
Essa palavra transmite o sentido de treinar, de apoiar pessoas a se dedicarem e a terem entusiasmo no cumprimento de seus objetivos.
A essência do Coaching está no trabalho de desenvolvimento e/ou aprimoramento de competências do cliente, equipando-o com as ferramentas e conhecimentos necessários para que ele alcance seus objetivos.
Coaching é um processo interativo e individual. Auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal e profissional não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.
Imagine como seria ter alguém cujo único objetivo é ajudar você a realiza seus sonhos. A despertar para novas competências de Gestão. A ser um executivo melhor. Alguém que o ajudasse a se relembrar da grandeza que há dentro de você, que não aceitasse nada menos do que o melhor que você tem, que o ajudasse a desenvolver as capacidades necessárias para vencer os obstáculos e para estar pronto para ir ao próximo estágio de sucesso da sua vida. Este é o trabalho realizado em Coaching. Ele ajuda o cliente a transformar possibilidades em realidade. O Coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance empresarial ou transformação pessoal.
COACHING É A MESMA COISA QUE TERAPIA?
NÃO! O Coaching tem como premissa principal “trabalhar com foco no presente e foco no futuro”, não tratando assim de feridas passadas ou alguma patologia mais séria como depressão, rancor, etc.
Além disso, o Coaching tem um objetivo final bem definido. FOCO É A PALAVRA CHAVE!
Coaching também é confundido com conselheiro, mentor e guru. Apesar de extremamente valiosos, nenhum destes papéis requer o compromisso de apoiar pessoas a realizar metas. No papel de Coach, este compromisso é fundamental na medida em que o Coach atua no campo do desempenho – resultado e realização pessoal e profissional – e influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência.
PROGRAMA BUSINESS COACHING
O Processo Coaching com foco Executivo-Empresarial é uma metodologia de desenvolvimento profissional inovadora cujo valor, impacto e contribuição estão sendo cada vez mais reconhecidos no cenário organizacional em função dos resultados favoráveis apresentados.
Afirmações, como as que se seguem, demonstram a atualidade e eficácia do coaching no mundo dos negócios:
# “A meta do Coaching é a meta da boa gestão – utilizar ao máximo os recursos valiosos de uma organização” (Harvard Business Review).
# “Coaching faz parte do processo de desenvolvimento padrão da elite de executivos e de candidatos a promoções” (CNN.com).
O Coaching Executivo-Empresarial adota uma abordagem sistêmica, focaliza o cliente (Coachee) como parte do seu contexto de trabalho, considerando os aspectos que facilitam e/ou restringem o equacionamento da problemática a ser trabalhada.
Quanto mais elevada a posição do executivo na estrutura organizacional, maior tende a ser sua solidão, pois a maioria das questões ligadas ao seu próprio desempenho, desafios do seu cargo ou natureza do seu relacionamento com seus subordinados diretos são confidenciais, impedindo-o de comentar/discutir estas questões. O Coach, sendo um profissional “de fora”, confiável e neutro, constitui um parceiro ideal com quem ventilar estes assuntos confidenciais, trocar informações, discutir alternativas de ação (jamais emitir opinião, isso não é papel do Coach. O Coach tem as perguntas e o Coachee tem as respostas).
O caminho para a conquista dos objetivos profissionais, muitas vezes, está relacionado a alguma mudança interior, ou seja, será o resultado do auto-desenvolvimento e da aprendizagem de novos modelos mentais, livrando-se de condicionamentos limitantes e obstáculos à mudança, abrindo-se para novas experiências. Todo o processo do Coaching será realizado pela metodologia FARM – FOCO, AÇÃO, RESULTADO E MELHORIA CONTINUA.
Esta metodologia será trabalhada em três áreas com o Coachee:
1. Metas: Focar no que ele quer e no “como” alcançar;
2. Valores: Saber o que é importante para ele e vivenciá-los no alcance de suas metas;
3. Crenças: Desafiar opiniões limitantes graças ao fornecimento de tarefas que promovam feedback.
COMO FUNCIONA O PROCESSO COACHING
O Coaching é um processo que normalmente acontece individualmente entre Coach (Profissional) e Coachee (Cliente) em 12 sessões de 1h20min. Podendo ocorrer no ambiente de trabalho, respeitando sempre o horário anterior ou posterior a jornada de trabalho, com datas e horários previamente agendados.
No primeiro encontro são alinhadas as expectativas, em seguida uma palestra de sensibilização e explicação de todo o processo, a solução de eventuais dúvidas e a apresentação dos direitos e deveres dos participantes do processo: Coach e Coachee. Após esta etapa é marcada a 1ª sessão. Na 1ª sessão é feita uma análise do objetivo do Coachee e determinado a marcação das demais sessões.
Todas as sessões são individuais e presenciais. Sempre entre o Coach e o Coachee.
O Processo de Coaching compreende 12 sessões mais uma pré-sessão(encontro para alinhamento das diretrizes do processo do trabalho), em tempo aproximado de 3 meses. Ao final destas 13 sessões, serão avaliados os resultados gerais e objetivos atingidos (ou não). Ao final, o Coachee receberá um Diagnóstico com base no método FARM com as observações, feedback’s e orientações do COACH. Este mesmo diagnóstico será passado para a empresa contratante, no caso, sendo esta a patrocinadora do trabalho de Coaching.
Sua metodologia caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
• Foco na transferência da teoria para a prática
Voltada para resultados observáveis nos aspectos pessoal, profissional e organizacional, uma vez que mudanças pessoais e profissionais impactam a produtividade e os resultados da organização como um todo.
• Auto-Feedback.
Uma nova expressão que utilizamos para significar “aprendizagem contínua através da reflexão sobre os resultados alcançados pelas nossas ações” e que contribui para expandir nossa consciência e nossa capacidade de auto-observação.
• Processo Personalizado
Atende as necessidades específicas daquele momento e daquele determinado contexto. Esta especificidade permite obter resultados com maior agilidade, uma vez que se focaliza a eliminação / neutralização das causas e não o tratamento dos efeitos.
• Aprendizagem Continuada
Ao buscar opções e analisar a viabilidade destas, o cliente (Coachee) entra em contato com novas maneiras de realizar o trabalho e novas formas de agir que serão incorporadas aos seus conhecimentos, habilidades e experiências. Esta condição contribui para diversificar e ampliar o leque de competências interpessoais, gerenciais e de liderança do Coachee, permitindo que ele aperfeiçoe o uso do seu potencial.
• Oportunidade de reflexão e diálogo
O processo de Coaching cria um espaço na agenda do cliente (Coachee), em geral sobrecarregada de compromissos e situações inesperadas, para trocar idéias com o Coach a respeito de seu grau de satisfação/insatisfação no trabalho, dos eventuais conflitos entre valores pessoais e valores da organização, da sua carreira, desafios, temores, inseguranças, relacionamento com pares subordinados e demais executivos, suas contribuições para a empresa, etc.
Oportunidades desta natureza são raras no mundo empresarial, marcado pela pressão, pela competição, pelas demandas constantes por resultados. Estes fatores tendem a gerar estresse, ambigüidade nos relacionamentos entre pessoas, falta de confiança e de solidariedade, defensividade.
É necessário reforçar que a relação entre Coach e Coachee seja de muita confiança e comprometimento. Para isto é imprescindível que haja feedback constante entre os dois, facilitando a compreensão mútua dos valores e a troca de experiências. Esta prática de abertura, central em Coaching, abre espaço para um alto padrão de desempenho. O Coach incentiva o cliente a compreender todo feedback que a experiência proporciona e a analisar a situação sob novas perspectivas. Com seu feedback, o cliente amplia sua consciência e fortalece sua auto-estima.
BENEFÍCIOS ESPERADOS COM O PROCESSO DE COACHING
1. Expansão do indivíduo, mental e emocionalmente, para que ele tenha mais escolhas de ação, evitando que se conforme com os mitos do “eu nasci assim” ou “a vida me fez assim”;
2. Aumento da autoconfiança e melhoria da análise na tomada de decisões;
3. Desenvolver a abertura do indivíduo a novas experiências, através da mudança de modelos mentais condicionados e emoções destrutivas;
4. Explorar e desenvolver potenciais para alcançar objetivos;
5. Aumentar a capacidade de responsabilidade pela própria vida, criando o caminho para novas oportunidades;
6. Desenvolver competências necessárias para a Gestão Empresarial e Liderança;
7. Aprender a conviver com adversidades;
8. Desenvolver a Inteligência Emocional, através das habilidades:
Autoconsciência: Reconhecer e entender o próprio temperamento, as emoções e iniciativas, assim como seus efeitos nos outros;
Autodisciplina: Controlar ou direcionar impulsos. Protelar julgamentos. Pensar antes de agir. Mudar crenças irracionais para crenças racionais.
Motivação: Perseguir metas com energia e persistência, através do aprimoramento da auto-motivação e motivação dos outros.
Empatia: Entender o modo de ser emocional das outras pessoas. Conhecer como funcionam os filtros de percepção.
Habilidade Social: Desenvolver a habilidade de gerenciar relacionamentos e criar redes de relacionamentos.
INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA CONTRATAÇÃO
• Todo o processo de Coaching terá como base de contratação o Valor (R$) hora, sendo tal estrutura desenhada para o período de 12 semanas, ao longo de 3 meses e com carga horária entre 40 e 50 horas, contemplando atividades presenciais e não presenciais, distribuídas no decorrer deste período em 13 sessões.
• Todo o projeto será direcionado para o profissional descrito na proposta, sendo outro ou qualquer serviço de outra natureza, ocorrerá a cobrança numa nova forma de contrato.
• Os horários da prestação dos serviços de Coaching, serão alinhados e acordados, conforme agenda de ambos, Coach e Coachee.
• As sessões de Coaching deverão ocorrer obrigatoriamente em encontros semanais com horário, data e local pré-agendados, salvo eventualidades por motivo de força maior, bem como orientação do Coach para que o coachee utilize aquela semana de “ausência” para atividades do processo.
• Ambos, Contratante e Contratado, reservam-se no direito de efetuar o cancelamento dos serviços prestados em qualquer momento, em comum acordo e com o devido planejamento, caso as expectativas não venham ser atendidas. Atentando que em hipótese alguma haverá ressarcimento de valores pagos.
• O Coach reserva-se no direito de cancelar seus serviços prestados, caso não haja alinhamento e comprometimento do Coachee no referido processo, sendo compatível a mesma situação em relação à empresa contratante.
• Após aprovação da Proposta será alinhada uma reunião entre a empresa, o executivo (coachee) e o Coach para alinhar os objetivos propostos com o trabalho de Coaching e demais deliberações.